Pular para o conteúdo principal

Los Reciclados: uma orquestra de sucata

'Nada de cria, nada se perde, tudo se transforma.' A frase célebre do químico francês Lavoisier define bem as iniciativas de reutilização e reciclagem que vemos todos os dias despontando pelo Universo.

A falta de dinheiro é na maioria das vezes o combustível para a criatividade e a criação de novas oportunidades. Cateura, uma favela de Assunção (no Paraguai), cresceu  no entorno de um lixão formado ali. Este mesmo lixão fervilhou uma história emocionante onde a música, as boas ideias e o lixo transformam vidas e inspiram histórias. Uma orquestra formada por crianças chamada Los Reciclados foi formada com a transformação do lixo em instrumentos musicais!

Os catadores que vivem da coleta de lixo daquela região decidiram usar toda a sucata em bom estado que encontravam para fabricar instrumentos musicais de sopro, cordas e percurssão, típicos da música erudita e popular. Nas fotos abaixo nós vemos banjos, violões, violinos, violoncelos, violões, contrabaixos, flautas, trompetes e caixas de repique. Tudo feito a partir de sucata. O som não era o dos mais profissionais, mas rende uma sonoridade única com um misto de súplica e denúncia, como se a comunidade dissesse: 'Ei, olha o que nós fazemos com o que vocês jogam aqui. Fazemos o que podemos, aonde estamos e com o que nós temos'.
Quem teve a ideia foi o diretor e fundador da orquestra, Favio Chavez, que pensando em dar uma chance para esses jovens terem acesso à arte, também daria uma vida melhor a eles. Provavelmente, se isso não tivesse acontecido, eles nunca teriam um instrumento musical, que muitas vezes custam mais que suas próprias casas.
A partir daí, nasceu o filme Landfill Harmonic, que conta essa história de superação. O trailer do filme se chama The Recycled Orchestra pode ser visto aí em baixo. Nele está a prova do poder transformador da música, mas também um alerta sobre dois temas fundamentais dos nossos dias: a pobreza e a poluição e desperdício de resíduos.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Deusa Tecelã

Dos tempos que se perdem nas brumas, emerge majestosa a Grande Deusa Tecelã, aquela que, assim como faz a aranha até os dias de hoje, produziu do seu ventre os fios que formam a estrutura do universo. Estes mesmos fios que, ao se organizarem e reorganizarem continuamente, formam todos os diferentes elementos que compõem o mundo múltiplo, variado e diverso. Contendo tudo que foi, é e será, sua teia-vida estabelece as relações mútuas que vinculam esta grande variedade de seres no que a Ciência denomina de Campo Unificado de Energia ou Consciência. No Egito Antigo, esta fiandeira cósmica era conhecida como a Deusa Neit. Dela emanam os fios essenciais que se interconectam na teia multidimensional, a estrutura básica de tudo que existe no universo. Dela também emana o primeiro movimento da criação, que se desdobra no trançar dos fios em infinitas possibilidades, que vão tecendo a realidade cósmica. A Grande Deusa fia e tece toda a existência do caos bruto em reali

Dia da Araucária

A Araucaria angustifolia, conhecida popularmente por pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-paraná, é uma espécie que se destaca nas florestas, principalmente da região Sul do Brasil. A  Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), divulgou em 2013 uma lista de 27  árvores mais ameaçadas em todo o mundo. A Araucária é a única indicada como criticamente ameaçada em lista internacional. A espécie já perdeu 97% da área original e a variabilidade genética está comprometida, segundo pesquisadores. A cobertura destas árvores correspondia a cerca de 40% da floresta ombrófila mista, que compõe o bioma da mata atlântica.   Por ser uma espécie madeireira de grande valor comercial e sua semente (pinhão) constitui um alimento muito nutritivo e energético apreciado pela fauna e na culinária brasileira. Além da intensa exploração madeireira e de suas sementes, a araucária sofre pela redução de seu habitat devido ao avanço da fronteira agrí

10 cidades que são coloridíssimas!

1. Guanajuato, México Na região central do México, as cidades surgiam em torno das minas que produziam 30% da prata comercializada na época colonial. A escalada de construções espanholas refletiu a prosperidade, e o colorido das fachadas, o espírito latino do povo. ________________________________________________________________ 2. San Juan, Porto Rico A parte antiga da cidade é um verdadeiro mosaico de estilos. Dos tons quentes aos pastéis, as cores revestem toda a região, das fachadas às ruas ? os paralelepípedos que vieram da Espanha no século 16 ganharam uma leve coloração azulada com o passar do tempo. ________________________________________________________________ 3. Valparaíso, Chile O colorido das residências que vão de uma ponta à outra é um dos charmes da cidade portuária. Cercada por aproximadamente 40 colinas, a região ganhou o apelido de São Francisco do Sul. ________________________________________________________________ 4. St.