Pular para o conteúdo principal

Dicas para ouvir música online e conhecer bandas novas

Sabe quando bate aquela crise musical, aquela vontade de escutar um som novo, descobrir bandas novas, mas não sabe nem por onde começar e como procurar? 

Então, a música disponível online e os sites que as organizam são o que há de melhor no garimpo musical pra descobrir o mais novo hype musical desta semana. 

Confira esta lista de sites, redes sociais e dicas para descobrir bandas novas!



O mais fácil pra ouvir música online. Você não precisa se cadastrar, pode apenas acessar o http://grooveshark.com e buscar pelo nome da música, do artista ou do gênero. Busca feita, você arrasta as faixas que quer ouvir na ordem que deseja para a parte inferior do site e pode iniciar a transmissão. 

Quando você faz a busca por exemplo pelo nome de um cantor, o site relaciona tudo o que está disponível dele, e também relaciona por álbuns e pessoas semelhantes. É aí que mora a oportunidade de vagar por novos cantores do estilo parecido ao que esteja buscando. Outra coisa legal é que você mesmo pode mandar as músicas. É bom pras bandas que estão começando, mas pode ser ruim do ponto de vista do direito autoral.

Vale a pena fazer o cadastro no site, é rápido e você tem acesso a mais funcionalidades: pode criar listas de reprodução e gerar os códigos para inserção no seu site ou blog. Pode enviar o seu mp3 pra compartilhar com os outros e de quebra divulgar o seu som entre os internautas. Pode também mesclar o aplicativo com o facebook e publicar seus sons entre os seus amigos. 

Se quiser desembolsar um pouquinho (9 dólares por mês), fica livre da publicidade e tem acesso a suporte do site e aos aplicativos para celulares. Quem faz o cadastro de modo free tem de desembolsar para baixar os aplicativos (para iPhones, Android, Blackberry, Nokia e Hp WebOs).



Hoje em dia o MySpace tá meio caído, quase retrô, mas foi a primeira rede social que ficou famosa no mundo pelos artistas e bandas que se apropriaram dela para a publicação de fotos, blogs, vídeos, eventos e claro, músicas. A rede social já foi a mais popular do mundo mas perdeu nos últimos anos para outras redes.  
O legal deles é que muitas vezes fazem transmissões ao vivo dos shows das bandas, populares ou não.  

Assim como no Spotify, o Myspace inclui uma série de rádios divididas por gêneros, canções e artistas. Se quiser, você pode compartilhar essas faixas, adicioná-las a um de seus "mixes" ou incluí-las na playlist principal do seu perfil.
O lado complicado dele é que para as bandas fazerem um myspace legal mesmo, tem que ter uma noção mínima de HTML, ou achar sites como http://www.realeditor.com que fazem os códigos de HTML para o myspace. 

Com a missão de 'lutar contra os downloads ilegais', o Spotify disponibiliza para os internautas cerca de 20 milhões de músicas licencidas, que podem ser organizadas em álbuns e playlists, com acesso pelo celular e também pelo tablet. 

O Spotify é acessado através de uma conta feita por email ou Facebook. Depois de criar sua conta, o site autoriza o download e instalação do programa e a partir daí é só configurar suas preferências  de gêneros musicais, playlists e opções de compartilhamento com seus contatos do Facebook. Os usuários free, que usam o serviço de graça, têm acesso à milhões de músicas, mas só podem ouvi-las no desktop ou laptops. Já os clientes premium, que pagam uma assinatura anual, tem direito de acessar o Spotify de qualquer device – como smartphones e tablets – fazer downloads e ouvir músicas mesmo quando estiverem off-line.

O Spotify ainda não está disponível para o Brasil (está presente em outros 28 países) e no site deles tem um convite para cadastrar o e-mail e assim ser informado para o lançamento > https://www.spotify.com/br/invite/
O Last.fm é uma grande rádio onde você pode descobrir músicas por tags (gêneros) ou semelhança. Ela também possibilita a construção uma presença digital onde sua personalidade musical pode ser mostrada para os amigos ou usado para gerar recomendações musicais.

Para descobrir músicas pelas tags: Vá em Música e pesquise por um gênero, por exemplo “Folk”. Após aparecer o resultado você deve clicar nas ‘bandeiras’ azuis com o nome da tag que você deseja. Primeiramente ele mostrará um resultado principal, mas logo abaixo há outras tags relacionadas. Clicando na tag você poderá ver vários artistas separados em Principais e Do Momento.

Para descobrir músicas por semelhança: Vá em Música e pesquise por uma banda, por exemplo “Metallica”. Após aparecer o resultado você deve clicar no nome de um artista, seja ele o principal ou os outros que aparecem na barra lateral direita. Escolhido o artista, abaixo da descrição haverá uma categoria “Parecidos”, onde você pode desfrutar das bandas que possuem alguma relação com a que você escolheu, seja ela uma relação de gênero ou de membresia.

O Last FM não se limita 'só' a música, você encontra também as imagens, vídeos, álbuns, rádios e perfil dos artistas.
Outra coisa bacana é que semanalmente eles mandam e-mails com o assunto 'Quer descobrir músicas novas' e relaciona novos artistas baseado nas suas preferência.s
O site fornece aplicativos para Iphone e Android, gratuitamente. 




Sob o slogan de 'o maior site de música independente do Brasil', O Palco MP3 é um site do portal Terra, através do qual bandas, grupos, duplas, entre outros, podem de divulgar sua música independente. No site podem ser encontrados inúmeros gêneros musicais para todos os gostos, e atender muitos estilos: roqueiros, religiosos, eruditos, clássicos, sertanejos, internacionais, e vários outros.

No site, as páginas são separadas por gêneros musicais e os músicos que se destacam aparecem na página principal do gênero que toca.O Palco MP3  é um ótimo serviço de divulgação que pode ser utilizado por bandas iniciantes. Como o site também faz parte da coleção do Cifra Club, é possível que as bandas ou artistas possam criar um espaço próprio na rede. Com cada banda tendo seu espaço, “sua garagem” os usuários podem encontrar muitas músicas do mesmo tipo em um único espaço.

Umas das vantagens do Palco MP3 é que você pode baixar as músicas das bandas independentes que mais gosta de forma completamente gratuita e dentro das normas da lei.
Acessibilidade possível: aplicativos para Android e IOS. 






Muito usado por bandas do USA e Canadá, disponibiliza as músicas por disco, para ouvir em streaming e para download em diversos formatos e compressões, tem um visual limpo e bonito, fácil de mexer e programar, sem anúncios publicitários.  Um das melhores plataformas para disponibilizar discos completos e singles.

No Bandcamp também pode ser comprados músicas e CDs. Para procurar artistas é só descer a página e clicar nos links ao lado de Top Sellers Of Late. Você tem a opção de ver (mais) bandas que estão “vendendo” no momento (Show More) ou procurar por outras a partir do gênero em “Explore Top Sellers By Genre”.




É um site de streaming musical pago que oferece uma experiência intensa e personalizada para todo o mundo numa forma ilimitada, seja via web ou por aplicativos em Smartphones e tablets.
Para aproveitar o serviço é preciso se cadastrar no site ou por um aplicativo, que está disponível nas plataformas: Windows Phone, iOS, Android e Blackberry. O serviço conta com um acervo de 30 milhões de canções com alta qualidade sonora e equalizador com sistema Surround, concedendo ainda ao usuário a opção de criar playlists, ouvir rádios temáticas (Rock, Jazz, Bossa Nova etc) e rádios por artista. O Deezer também conta com uma comunidade, onde o usuário pode compartilhar músicas e playlists com seus amigos.



O Soundcloud é mais um site gratuito muito interessante para divulgação de música e artistas. Possui um visual diferenciado, apresentando as faixas de áudio em  formato de ondas sonoras, o que possibilita o ouvinte “visualizar” o que está escutando.
O Soundcloud também possui uma forma diferente de inserir comentários. Todos os ouvintes podem inserir comentários em certos trechos da músicas, podendo dizer ao artista qual parte gostou mais. Dessa maneira a interação entre os ouvintes e os artistas aumenta, pois cada comentário pode ser respondido sem perder o ponto onde ele foi inserido.
Além de ter uma comunidade de mais de 10 milhões de ouvintes à sua disposição, a outra vantagem principal de usar o SoundCloud é que você recebe um URL único para cada música que você postar, que você pode compartilhar onde e como quiser. O SoundCloud também gosta de dar uma ajuda aos seus usuários, promovendo músicos selecionados em suas próprias redes sociais. Se uma das suas faixas aparece na comunidade do SoundCloud no Facebook, você vai atingir um novo (e grande) público instantaneamente.


Pouco conhecido e divulgado no Brasil, este site vale super a pena! Criado para a divulgação de músicas livres (ou seja, qualquer pessoa pode baixar, copiar, mesclar e etc e tal desde que para uso não comercial), licenciadas sob Creative Commons (selo que permite a reprodução e compartilhamento com menos restrições que o 'todos os direitos reservados'). No jamendo os artistas podem disponibilizar material gratuitamente, e usuários podem obter acesso legal à obra, tudo com o custo financiado em 50% para os artistas pelos anunciante, além de um canal de doações via PayPal.



http://www.rdio.com/



O Rdio versão Brasil oferece seis meses de graça para ouvir músicas por streaming e sem a exibição de anúncios. Eles também são bem focados no social, no sentido de 'descobrir' músicas e interagir com outros usuários. Ao se cadastrar, o internauta pode organizar um perfil, seguir as pessoas e ver o que elas estão ouvindo agora.

Outra coisa é que vc pode compartilhar as listas de reprodução dos outros e eles compartilhar as suas.

A oferta vale apenas para a web, então você não pode ouvir músicas no Rdio gratuito através do seu smartphone ou tablet. Você também poderá ouvir apenas um número determinado de músicas por mês – eles não dizem exatamente qual é o limite, mas há uma pequena barra no topo da página que mostra o quanto você ainda pode ouvir.

A ideia é oferecer esses 6 meses de graça pra você salvar suas músicas, organizar suas listas e puxar seus amigos todos pra depois passar a pagar, é claro. Mas de repente vale a pena, os valores são bem baixos (R$ 8,99 Rdio Web e Rdio Ilimitado por 14,90).


http://www.slacker.com/

Uma das logomarcas mais legais deste post,  assim como o posicionamento deles, super a ver com a Tenda de Retalhos, Crafted by hand to deliver the perfect music for any moment, traduzindo, ~ feito a mão para entregar a música ideal para qualquer momento ~ . Música gratuíta e  sem limites pelo seu Iphone. Pelo seu computador também. E você pode escolher
entre mais de 100 estações de rádio ou criar a sua própria, seguindo pessoas, pessoas te seguindo e por aí vai.








Comentários

  1. Your article is very smart.I love to browse your diary's posts everyday and that i got vast facilitate from your blog and developed a brand new app how to make spotify premium apk for android you'll be able to check.Thanks for wonderful diary.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Deusa Tecelã

Dos tempos que se perdem nas brumas, emerge majestosa a Grande Deusa Tecelã, aquela que, assim como faz a aranha até os dias de hoje, produziu do seu ventre os fios que formam a estrutura do universo. Estes mesmos fios que, ao se organizarem e reorganizarem continuamente, formam todos os diferentes elementos que compõem o mundo múltiplo, variado e diverso. Contendo tudo que foi, é e será, sua teia-vida estabelece as relações mútuas que vinculam esta grande variedade de seres no que a Ciência denomina de Campo Unificado de Energia ou Consciência. No Egito Antigo, esta fiandeira cósmica era conhecida como a Deusa Neit. Dela emanam os fios essenciais que se interconectam na teia multidimensional, a estrutura básica de tudo que existe no universo. Dela também emana o primeiro movimento da criação, que se desdobra no trançar dos fios em infinitas possibilidades, que vão tecendo a realidade cósmica. A Grande Deusa fia e tece toda a existência do caos bruto em reali

Grafite em forma de tricot, conheçam a obra da tricoteira Magda Sayeg

Magda Sayeg , fundadora da Knitta , tricota desde criança , mas  foi em 2005 que ela tricotou seu primeiro grafite : uma pequena e acolhedora maçaneta para a porta de sua boutique em Houston, chamada Raye . E, com este simples ato de levar o tricô de casa para as ruas , ela deu inicio a um movimento internacional conhecido como Knitta, um verdadeiro bombardeio de fios.

10 cidades que são coloridíssimas!

1. Guanajuato, México Na região central do México, as cidades surgiam em torno das minas que produziam 30% da prata comercializada na época colonial. A escalada de construções espanholas refletiu a prosperidade, e o colorido das fachadas, o espírito latino do povo. ________________________________________________________________ 2. San Juan, Porto Rico A parte antiga da cidade é um verdadeiro mosaico de estilos. Dos tons quentes aos pastéis, as cores revestem toda a região, das fachadas às ruas ? os paralelepípedos que vieram da Espanha no século 16 ganharam uma leve coloração azulada com o passar do tempo. ________________________________________________________________ 3. Valparaíso, Chile O colorido das residências que vão de uma ponta à outra é um dos charmes da cidade portuária. Cercada por aproximadamente 40 colinas, a região ganhou o apelido de São Francisco do Sul. ________________________________________________________________ 4. St.