Pular para o conteúdo principal

Onde descartar lixo tóxico e eletrônico em Curitiba

O que é o lixo tóxico?



Lixo tóxico são os resíduos que queremos jogar fora mas que são constituídos de compostos químicos nocivos ao meio ambiente. Por isso eles não devem ser descartados junto com o lixo doméstico e precisam de tratamento e acomodação especial.

Quem são eles?

Pilhas, baterias de carro, baterias de celular, tintas de parede, tintas de impressoras, óleo de cozinha, remédios vencidos, inseticidas, lâmpadas fluorescentes

Quais são os riscos?

Os riscos e os problemas da falta de acomodação adequada ao lixo tóxico é a contaminação do solo e do lençol freático, além da emanação de gases que poluem o ar.
A decomposição dos resíduos sólidos depositados em aterros sanitários produzem o 'chorume', um líquido escuro e altamente poluente, resultado da alta concentração de matéria orgânica, metais pesados e de substâncias recalcitrantes (materiais que demoram muito para se decompor, como vidro, plástico e isopor).

Legislação



Em 2010 foi sancionada a Lei 12.305, que trata da Política Nacional de Resíduos sólidos. Ela estabelece que a responsabilidade da correta destinação final do resíduo seja do gerador do mesmo. Ou seja, as empresas que vendem aqueles produtos que poderão ser taxados como lixo tóxico, sejam obrigadas a se responsabilizarem pela coleta do mesmo, reciclando quando possível, reutilizando ou acomodando o mesmo de uma forma que não agrida o meio ambiente.
A lei ainda determina que, a partir de 2 de agosto de 2014, só vai para aterro o que for rejeito (art. 54).

Clique aqui para ler a íntegra da lei.


Para descartar

Basta organizar o lixo em casa e se programar com os dias e pontos de coleta.

 


Lixo eletrônico


computadores, impressoras, televisores, rádios, câmeras, celulares, cabos, fios e etc. Estima-se que por ano no Brasil sejam descartados 50 milhões de equipamentos deste gênero. 

A prefeitura de Curitiba já promoveu três edições em 2014 de um programa chamado E-Lixo (clique aqui e saiba mais) que, apenas na última edição, arrecadou 9 toneladas de produtos desta natureza.

Enquanto aguardamos a quarta edição do programa, temos em Curitiba algumas outras alternativas:

Se a peça tem algum valor histórico, há a possibilidade de doar para o Museu Tecnológico da UTFPR (Telefone: 3310-4545). Ainda existem algumas empresas compram o lixo eletrônico.

É o caso da Reciclatech (Telefone: 3606-9623. E-mail: reciclatech@reciclatech.com.br), que presta assessoria integral no tratamento de resíduos tecnológicos, eletro-eletrônicos, pilhas, baterias, minimizando perdas e impactos ambientais. Entre os produtos que a empresa coleta estão computadores, Impressoras, Monitores, Teclados, No-break e Scanner, centrais, Aparelhos, Celulares, Baterias e Fax, TVs, DVDs, Vídeo Cassete, Aparelhos de Som e lâmpadas fluorescentes. 


Há muitas organizações que precisam de materiais de informática e aceitam doações, desde que eles estejam funcionando. O projeto ETM adapta computadores para pessoas que têm graves dificuldades motoras. O telefone é  9946-2966 e o e-mail: exandre henzen@hotmail.com

O Instituto Brasileiro de Ecotecnologia é uma organização sem fins lucrativosrecolhe lixo eletrônico domiciliar. O E-mail é o falecom@biet.org.br, e o telefone de lá é o 9932-0168.



Links úteis para a região metropolitana de Curitiba - Onde descartar lixo tóxico na RMC:

Araucária

Colombo

Pinhais

São José dos Pinhais


Para solicitar a coleta de lixo reciclável ou fazer reclamações da falta do serviço em Curitiba, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Deusa Tecelã

Dos tempos que se perdem nas brumas, emerge majestosa a Grande Deusa Tecelã, aquela que, assim como faz a aranha até os dias de hoje, produziu do seu ventre os fios que formam a estrutura do universo. Estes mesmos fios que, ao se organizarem e reorganizarem continuamente, formam todos os diferentes elementos que compõem o mundo múltiplo, variado e diverso. Contendo tudo que foi, é e será, sua teia-vida estabelece as relações mútuas que vinculam esta grande variedade de seres no que a Ciência denomina de Campo Unificado de Energia ou Consciência. No Egito Antigo, esta fiandeira cósmica era conhecida como a Deusa Neit. Dela emanam os fios essenciais que se interconectam na teia multidimensional, a estrutura básica de tudo que existe no universo. Dela também emana o primeiro movimento da criação, que se desdobra no trançar dos fios em infinitas possibilidades, que vão tecendo a realidade cósmica. A Grande Deusa fia e tece toda a existência do caos bruto em reali

10 cidades que são coloridíssimas!

1. Guanajuato, México Na região central do México, as cidades surgiam em torno das minas que produziam 30% da prata comercializada na época colonial. A escalada de construções espanholas refletiu a prosperidade, e o colorido das fachadas, o espírito latino do povo. ________________________________________________________________ 2. San Juan, Porto Rico A parte antiga da cidade é um verdadeiro mosaico de estilos. Dos tons quentes aos pastéis, as cores revestem toda a região, das fachadas às ruas ? os paralelepípedos que vieram da Espanha no século 16 ganharam uma leve coloração azulada com o passar do tempo. ________________________________________________________________ 3. Valparaíso, Chile O colorido das residências que vão de uma ponta à outra é um dos charmes da cidade portuária. Cercada por aproximadamente 40 colinas, a região ganhou o apelido de São Francisco do Sul. ________________________________________________________________ 4. St.

Dia da Araucária

A Araucaria angustifolia, conhecida popularmente por pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-paraná, é uma espécie que se destaca nas florestas, principalmente da região Sul do Brasil. A  Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), divulgou em 2013 uma lista de 27  árvores mais ameaçadas em todo o mundo. A Araucária é a única indicada como criticamente ameaçada em lista internacional. A espécie já perdeu 97% da área original e a variabilidade genética está comprometida, segundo pesquisadores. A cobertura destas árvores correspondia a cerca de 40% da floresta ombrófila mista, que compõe o bioma da mata atlântica.   Por ser uma espécie madeireira de grande valor comercial e sua semente (pinhão) constitui um alimento muito nutritivo e energético apreciado pela fauna e na culinária brasileira. Além da intensa exploração madeireira e de suas sementes, a araucária sofre pela redução de seu habitat devido ao avanço da fronteira agrí